Freelancer de Marketing Digital: saiba como se tornar um agora mesmo!

Para quem deseja ter uma renda extra, se especializar no marketing digital ou mesmo trabalhar integralmente de forma digital, essa pode ser a oportunidade certa. Mas o mercado é exigente, e se você quer ser freelancer de marketing digital precisa se preparar. Quer saber o que é necessário para isso? Então vem que nós vamos te mostrar!

image.png

5 passos para você virar freelancer o mais rápido possível

1. Consuma conteúdo das fontes certas

Existe muito conteúdo sobre marketing digital na internet. Esse material sem fim está disponível nos mais variados formatos:

  • blogs;
  • vídeos;
  • cursos;
  • podcasts;
  • infográficos;
  • e assim por diante.

É muito fácil se perder em meio a tantas informações — muitas das quais se contradizem. Então, escolha boas fontes das quais aprender. Mas o que faz uma boa fonte? Basicamente, é o seguinte:

  • quem foge de promessas milagrosas e mostra casos reais, comprovados;
  • quem cita referências estatísticas e não apenas motivação barata;
  • quem ensina conceitos de marketing e não só fórmulas e hacks.

2. Invista em certificações específicas

Essa dica serve como uma extensão da primeira dica. Certificações sobre assuntos específicos do marketing digital, criadas por empresas confiáveis e respeitadas no mercado, são ótimas fontes de aprendizado.

A Rock University tem vários cursos que são usados para treinar profissionais em empresas que são referência em suas áreas de atuação.

Entre elas, quatro certificações gratuitas, sobre:

  • produção de conteúdo para a web;
  • marketing de conteúdo;
  • inbound marketing;
  • outbound marketing.

3. Tenha um projeto pessoal

Ter um projeto pessoal vai aumentar muito as suas chances de conseguir clientes, pois você terá algo concreto para mostrar.

O que os contratantes mais buscam em um freelancer é a capacidade de entregar resultados práticos.

Um projeto pessoal relacionado à sua área de escolha pode ser a forma certa de deixar isso claro. Criar um blog, uma marca pessoal nas redes sociais e até criar um produto digital são algumas boas ideias para executar.

4. Converse com especialistas

Os especialistas de marketing digital se colocam à disposição para tirar dúvidas e oferecer ajuda o tempo todo. Por que não aproveitar essas oportunidades?

Não se trata de fazer spam e muito menos de enviar mensagens pedindo trabalho.

É só entrar em contato e tirar alguma dúvida. Pode até ser sobre o seu projeto pessoal. Também vale fazer um elogio sincero, oferecer ajuda prática de alguma forma (sem interesse), etc.

Tudo isso pode ajudar você a aprender com os melhores, sem contar o valor imenso do networking para o futuro.

5. Não estude só marketing, mas também sobre a rotina de freelancer

A vida de freelancer vai muito além do que saber desempenhar bem sua função específica. É preciso se organizar com horários, local de trabalho e finanças pessoais.

Pesquise sobre tudo isso para não ter surpresas que atrapalhem seu desempenho e, consequentemente, a qualidade do que vai entregar para os clientes.

Trabalhar como freelancer de marketing digital é hoje uma das melhores formas de se especializar em todos os pontos-chave do mundo digital.

Isso vai te dar uma experiência prática sem igual para desenvolver projetos próprios ou construir uma carreira de sucesso na área. Agora, basta seguir essas dicas!

Recommend