É cada vez maior o número de homens que enfrentam dificuldades nas relações sexuais. Em muitos casos, existe a possibilidade de isso ser causado pela disfunção erétil. O lado positivo é que a impotência masculina tem resolver e os Solução estão cada dia mais modernos. Neste artigo falaremos sobre a impotência masculina e seu Solução. Continue a leitura saiba mais sobre o assunto!
Impotência masculina tem resolver?
Primeiro de tudo, deve haver diálogo entre o casal: o homem deve compartilhar suas angústias com a(o) parceira(o), pois, assim, ele(a) será capaz de compreender que essa dificuldade pode estar relacionada a um problema de saúde e, juntos, procurar saber se a impotência masculina tem cura.
Depois disso, o casal tem que agendar uma consulta com um médico especialista em andrologia, para que se possa avaliar o caso e identificar por qual razão o homem enfrenta dificuldades com a ereção.
Durante a consulta, o especialista perguntará sobre a história clínica do paciente, psicológica, entender suas queixas, realizar exame físico e, claro, exames de sangue e um check-up para compreender o que pode estar causando a dificuldade de manter a ereção.
Após os exames e as primeiras consultas, o especialista terá um diagnóstico.
Tratamento psicológico
É preciso considerar os aspectos psicológicos e interpessoais que podem contribuir para a permanência da disfunção erétil.
Muitos homens com impotência sexual também sentem:
- ansiedade;
- depressão;
- que seu relacionamento é de má qualidade;
- que sua(seu) parceira(o) é desinteressada(o);
- que a abstinência sexual é prolongada;
- pressão pelas dificuldades econômicas e
- que seu repertório sexual é precário.
É interessante citar que se estas questões não forem tratadas, dificilmente a impotência será completamente curada.
Por isso, técnicas de psicoterapia, geralmente, são associadas ao tratamento com medicamentos.
É uma forma, inclusive, de prevenir a depressão que pode ser desencadeada pelo problema de ereção, além de:
- identificar e trabalhar os fatores que podem resultar no abandono do tratamento;
- controlar a ansiedade;
- compreender a realidade sexual do paciente e
- recuperar a confiança do homem em sua capacidade.
Mais do que melhorar o desempenho sexual masculino, a psicoterapia foca no conforto do casal durante a relação e no prazer que um pode proporcionar ao outro.
Dependendo do caso, os parceiros podem ser orientados a iniciá-la antes da prescrição de medicamentos. Jovens no início da vida sexual, homens com depressão, dependentes químicos e pessoas com o relacionamento desgastado são os que mais recebem indicação de tratamento psicoterápico.
Tratamento medicamentoso
Os remédios associados ao acompanhamento psicológico têm dois propósitos: devolver ao homem a confiança que ele necessita para voltar a ter relações sexuais sem preocupação e permitir que ele recupere, rapidamente, a ereção. Assim, pode ser que seja mais rápida superar a disfunção.
A psicoterapia só é dispensada quando o médico percebe que a impotência masculina tem cura ainda que forem usados, apenas, medicamentos para tratá-la. Isso quer dizer que a ereção está sendo prejudicada por uma condição exclusivamente física, e não psíquica.
É sempre pertinente reforçar que os medicamentos não devem ser tomados por conta própria e sem a ciência do médico responsável. Remédios podem causar efeitos colaterais e em pessoas com outras doenças podem colocar sua saúde em risco com a automedicação.