A catarata é uma condição ligada principalmente ao processo de envelhecimento natural. Estima-se que quase 30% das pessoas com mais de 60 anos tenham catarata. Além de ir a consultas regulares com o oftalmologista, existem algumas atitudes que podem ajudar a diminuir o risco de desenvolver a doença. Veja a seguir quais são elas:
1 – Proteja os olhos do sol
A exposição ao sol sem proteção pode causar danos à córnea, ao cristalino e à retina, de forma cumulativa e gradual. O uso de óculos com proteção contra os raios UVA e UVB, além de chapéus e bonés durante a exposição solar podem ajudar na prevenção da catarata.
2 – Atente-se para a alimentação
Mantenha uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes e verduras. Dê atenção especial a nutrientes como ácidos graxos ômega 3, luteína e zinco, que ajudam a prevenir a catarata e a degeneração macular. Eles podem ser encontrados, principalmente, nos seguintes alimentos: espinafre, couve, salmão, atum, ovos, nozes e feijão.
3 – Pare de fumar
Diversas pesquisas já comprovaram que o tabagismo é um fator de risco importante para a catarata relacionada à idade. Portanto, elimine esse vício da sua vida.
4 – Mantenha o diabetes e a pressão alta sob controle
O mau controle do diabetes bem como da hipertensão está associado ao desenvolvimento da catarata. Por esse motivo, procure manter essas condições sob controle.