Quanto é possível economizar com energia solar em casa?

Além do custo-benefício, a energia solar residencial pode ser benéfica para o meio ambiente. Saiba mais com as opções abaixo.

image.png

A procura por energias renováveis tem se intensificado devido à preocupação com a qualidade de vida e redução no impacto ambiental. Muitas empresas têm investido em um sistema solar fotovoltaico, já que ele é silencioso, inesgotável, e pode impulsionar reduções significativas de gastos com eletricidade.

Diante desse crescimento, surgem as dúvidas: vale a pena ter energia solar em casa? O investimento em painéis solares compensa quando a conta chega no final do mês? Consumidores que fazem esses questionamentos podem ficar tranquilos, já que a resposta é sim. A economia pode ser considerável — de 50% a 95%, dependendo dos equipamentos —, e assim, compensar rapidamente os gastos iniciais.

Custos para instalar um sistema de energia solar em casa

Com o avanço de tecnologias e a ampliação de linhas de crédito, entre outras alternativas, a energia solar está presente em um número cada vez maior de residências brasileiras. Robert explica que o setor enfrentou, nos últimos anos, uma redução drástica nos preços dos equipamentos de energia fotovoltaica devido a dois fatores: o aumento da demanda e a produção em larga escala.

“Hoje, esse preço se estabilizou em um patamar acessível a todos. Embora os investimentos podem sofrer variações por influência de fatores, como a oferta e demanda, variações cambiais e eventos extraordinários — a exemplo da pandemia —, essas alterações não inviabilizam o investimento”, detalha o diretor da TopSun Energia Solar. Estima-se, em média, que os custos em um sistema solar para casa se pague em até 5 anos.

Quem opta por fazer o investimento atesta que a redução de gastos com energia é realmente significativa. Esse é o caso de Ademir Bortolini, cliente da TopSun Energia Solar, que instalou o sistema fotovoltaico na própria casa em agosto de 2017. Nos últimos cinco anos, o morador viu os resultados em cada final de mês.

“No meu entendimento, foi o melhor investimento que fiz. Todo o processo, desde a instalação até o uso, foi muito tranquilo, não tenho nada a reclamar. A diferença na conta de luz mostrou que optar por um sistema de energia solar realmente valeu a pena.”, avalia.

Energia solar já é acessível para todos

Quem pretende investir em energia solar, mas não possui capital próprio para bancar todo o investimento, pode contar com linhas de financiamento específicas para o setor. “Essas linhas atendem a todo o tipo de cliente, seja ele residencial, comercial ou agrícola. Os interessados podem decidir entre as mais variadas taxas e prazos de pagamento, o que torna a energia fotovoltaica acessível a todos os bolsos”, comenta Robert.

Ele explica, ainda, que os gastos com limpeza e manutenção também são baixos, o que elimina a preocupação dos usuários. Segundo o diretor da TopSun, o processo deve ser realizado uma vez ao ano, e além de ser acessível, permite um ganho de eficiência. Afinal, quando os painéis estão limpos, eles geram mais energia, o que torna a manutenção do sistema um ótimo negócio.

É importante ressaltar que é possível abater 100% do consumo energético de uma residência através da energia solar. Porém, a taxa mínima que deve ser paga de acordo com a ligação do local — (monofásica, bifásica ou trifásica) —, além de outras taxas e impostos, continuam a fazer parte da cobrança.

Redução da conta, benefícios para o meio ambiente

Além da possibilidade de economizar na conta de luz, a energia solar tem sido uma escolha cada vez mais frequente devido ao seu potencial sustentável. Ao aproveitar a fonte de calor do sol, a energia fotovoltaica não influi no efeito-estufa, não interfere no ecossistema, e ainda, não polui o ar, a terra e a água. De acordo com dados da ABSOLAR, divulgados em agosto deste ano, a energia solar já evitou a emissão de mais de 25,7 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) no Brasil.

Robert explica que quem investir em energia solar, seja para casa ou para comércios e empresas, poderá acompanhar o impacto da atitude através do aplicativo de monitoramento do sistema fotovoltaico. “Nele, é possível observar o volume de C02 que o uso da energia solar deixou de emitir, além de outros dados para acompanhar de perto os benefícios dela para o meio ambiente”, finaliza o diretor.

Recommend