Receber precatório pode ser uma realidade para quem está há vários anos na fila e já estava sem esperanças. Veja um passo a passo.
Como receber precatório de forma tradicional
Receber um precatório na sua forma tradicional demanda muita paciência. Após a emissão do título, ou seja, depois que o processo chegar ao fim e o juiz reconhecer que o Governo precisa te pagar, é praticamente preciso somente aguardar.
Portanto, neste formato, você só precisa consultar o seu precatório para acompanhar o status e garantir que vai ficar sabendo do pagamento. Na verdade, mesmo que você queira fazer algo, não é possível. Você só pode aguardar o recebimento.
É importante, entretanto, seguir acompanhando, pois quando finalmente chegar a sua vez, você precisará sacar os valores. Em caso contrário, ou seja, se não houver movimentações na conta, o Governo pode reaver este dinheiro e você não terá direito a ele.
O grande problema é que essa espera pode ser muito longa. O normal é que os precatórios demorem pelo menos 15 anos para serem pagos. Além disso, não é raro ver alguns casos onde a espera pode chegar a mais de vinte anos.
Mas não se preocupe, se você não quer ou não pode esperar todo esse tempo, existe uma forma de receber precatório mais rápido. E ela é o grande trunfo para os credores.
Como receber precatório mais rápido
A maneira de receber precatório mais rápido é a venda do precatório. Também conhecida como antecipação de precatórios, essa é uma prática muito comum e muito vantajosa para quem não quer mais esperar.
Funciona da seguinte forma: o credor literalmente vende o seu título a uma empresa, que o paga, à vista e em poucos dias, e fica com o direito de receber futuramente. Entretanto, essa empresa cobra uma pequena parte por adiantar este valor.
Assim, o dono do precatório recebe com anos de antecedência e a empresa fica com o direito de receber este dinheiro lá na frente. Uma relação de ganha-ganha.