Está pesquisando sobre como matar cupim? Felizmente, conhecer um pouco sobre o comportamento dos insetos pode prevenir prejuízos e nós sabemos tudo sobre cupins. Vamos explicar neste artigo, de forma simples e rápida, como você pode identificar uma infestação e quais ações tomar em seguida.
Dicas para se proteger contra cupins
- Remova o entulho - restos de madeira, papel e outros materiais que contenham celulose devem ser removidos. Isso porque eles podem se tornar fonte de alimento para os cupins.
- Conserte torneiras e canos - afinal, o aumento do nível de umidade atrai os insetos.
- Utilize suportes de aço galvanizado em cercas - se tiver cercas de madeira, deixe uma folga de 50mm entre a estrutura e o solo. Os suportes de aço galvanizado elevam as cercas da superfície, dificultando o acesso dos cupins.
- Recorra a madeiras tratadas contra cupins - especialmente no seu jardim, em canteiros, muros ou postes.
Quais são as técnicas profissionais para eliminar cupins?
Sistema de Controle de Cupins Subterrâneos - Sentricon
O sistema de controle de cupins Sentricon - representado pela Rentokil - aproveita o comportamento natural dos insetos. O objetivo é que eles se alimentem da isca e a espalhem por todo o cupinzeiro.
O resultado é a morte da rainha. Assim, a reprodução da colônia cessa e toda a população de cupins é eliminada.
O tratamento funciona em etapas. Veja:
- Instalação da estação Sentricon: esse é um sistema de monitoramento com madeira em seu interior que permite detectar possível atividade de cupins no solo.
- Detecção de cupins: com a detecção da presença dos cupins no interior da isca, a madeira é substituída por um composto de controle de crescimento, que impede a troca do exoesqueleto (casca) fazendo com que perca sua mobilidade.
- Eliminação: os insetos que comeram a isca fazem a transferência do produto boca-a-boca com os outros, causando a eliminação gradativa das operárias até que falte alimento para a rainha. A colônia será, então, eliminada após a morte da rainha por falta de alimento.
- Monitoramento: são realizados estudos constantes para verificar se ainda há presença da praga ou se ela foi eliminada por completo, até o final do contrato.
Sentricon tem se mostrado um método amplamente aceito no Brasil e no mundo, que elimina 100% das colônias subterrâneas de cupins. Esse é um procedimento seguro e não invasivo, sem a necessidade de pulverização, impregnação ou injeção de inseticidas.