O tratamento para controle de cupins é fundamental para deter os danos provocados pelos insetos. Há diferentes métodos de controle de cupins para cada tipo de infestação. Saiba mais com as opções abaixo.
Conheça os tratamentos mais utilizados para o controle de cupins
1. Iscagem
O sistema de iscagem é utilizado no controle de cupins quando a espécie da infestação é a do cupim subterrâneo. Caracteriza-se por iscas que são colocadas em locais de passagem dos insetos. Esses componentes são altamente atrativos para as pragas.
2. Calda cupinicida
Já a calda é um método de controle de cupins utilizada para a redução e eliminação do cupim de madeira seca. A colônia desse inseto é menor e geralmente ele afeta apenas a peça infestada. Buracos são feitos no objeto e a calda é aplicada internamente. A barreira química com calda cupinicida pode ser utilizada para combater infestações do cupim subterrâneo.
Vejas as características dos principais métodos de controle de cupins
- Tratamento focal
O tratamento focal consiste na aplicação pontual dos produtos cupinicidas nas peças infestadas pelo cupim. Normalmente ocorre via injeção ou pincelamento do produto. Esse é um dos métodos de controle de cupins mais comuns no mercado e é bastante seguro, além do que possui longa duração do efeito residual.
- Barreira química
Também é bastante conhecida entre os métodos de controle de cupins, a barreira química bloqueia o acesso dos cupins por conta da calda cupinicida aplicada diretamente no solo. O princípio ativo presente no insumo utilizado possui boa absorção e baixa toxicidade para seres humanos. Ou seja, é uma estratégia segura e eficaz.
- Sentricon
Essa é uma técnica inovadora para o controle de cupim subterrâneo. O Sentricon consiste no sistema de iscagem, monitorado de forma contínua para eliminar as colônias do cupim subterrâneo. É um método de controle de cupins bastante eficaz.