7 dicas de como comprar carro usado sem complicação

Muita gente sonha com o seu carro próprio. Porém, a alta nos veículos novos tem feito as pessoas se afastarem desse sonho, buscando outras alternativas. Uma delas é a compra de um carro usado. No entanto, é importante saber sobre como comprar carro usado para evitar dor de cabeça, problemas ou até mesmo golpes durante esse processo de aquisição. Pode encontrar carros usados com uma pesquisa online.

image.png

Pesquise preço

Toda boa compra, seja de carro usado ou não, começa por uma pesquisa de preço.

Afinal, modelos semelhantes podem ter bastante variação de valor dependendo da concessionária ou do dono. Às vezes, os preços mudam entre uma cidade e outra e pode valer a pena negociar o carro usado em uma localidade próxima.

Avalie o custo-benefício

O preço é importante, mas pensar em termos de custo-benefício faz ainda mais sentido no processo de como comprar carro usado com segurança.

Se o veículo está barato demais, é provável que o dono esteja querendo se livrar dele o mais rápido possível por conta dos problemas mecânicos ou alguma pendência.

Assim, um veículo que esteja um pouco acima do preço, mas passe segurança (bem conservado, único dono e com histórico comprovado de manutenção), pode ser um ótimo negócio.

Antes de comprar, avalie a mecânica do carro

Essa é a parte mais delicada para quem quer aprender como comprar carro usado, pois poucos motoristas entendem de mecânica e conseguem avaliar um veículo.

Por isso, o ideal é que, na hora de olhar o carro usado à venda, você esteja com um mecânico de confiança. Peça ao proprietário para dar uma volta no veículo com o mecânico para que ele avalie o desempenho do automóvel em movimento.

Se o carro puder ir à oficina, melhor ainda, pois aí o mecânico pode erguê-lo e fazer avaliações mais minuciosas.

No entanto, pode ser que você não conheça um mecânico para avaliar o carro usado. Nesse caso, você mesmo pode observar alguns sinais de que o veículo pode estar com a manutenção comprometida, ou mal conservado, por exemplo:

  • Desníveis ou diferença nos tons de cores da lataria (carro pode ter sido batido);
  • Vazamentos de óleo ou água embaixo do carro;
  • Fumaça do escapamento escura;
  • Infiltração da água debaixo dos tapetes;
  • Barulhos estranhos enquanto dirige o veículo;
  • Carro “puxando” para esquerda ou para direita – pode estar desbalanceado;
  • Veículo com pouca aderência ou estabilidade nas curvas – sinal de pneus carecas ou problemas em algum amortecedor, por exemplo.

Se o carro tiver alguns desses problemas, é muito provável que ele esteja com problemas mecânicos. Dessa forma, não é necessário ser um especialista para comprar um carro usado, mas conhecendo o básico, você já se livra de muitos problemas.

Avalie se não há nenhuma pendência

A partir do momento em que um carro usado é transferido para o seu nome, todas as multas, impostos atrasados e demais pendências se tornam responsabilidades suas também.

Por isso, é fundamental verificar o extrato de débitos do veículo no Detran do respectivo estado. O processo é muito simples e pode ser feito online: basta ter o número do Renavam, entrar no site do Detran e fazer a consulta.

Faça vistoria do veículo

Parte do processo de como comprar carro usado com segurança passa pela realização do laudo cautelar ou perícia cautelar.

Esse processo é realizado por uma empresa credenciada pelo Detran que avalia a documentação e mecânica geral do carro.

É analisado, por exemplo, se há histórico de furtos, sinistros, colisões ou débitos pendentes no veículo. A vistoria também analisa o estado da lataria, numeração do chassi, pneus, integridade da suspensão, entre outros elementos mecânicos.

É importante você saber que a perícia cautelar é diferente da vistoria do Detran – obrigatória na transferência de propriedade de veículo. A perícia cautelar não é obrigatória, mas vale a pena ser feita para garantir que o automóvel usado está com a mecânica e documentação em dia.

Na hora de comprar um carro usado, peça o laudo cautelar ao proprietário ou solicite a perícia, caso ela não tenha sido realizada.

Se comprar em concessionária, veja o histórico da empresa

Em geral, outra maneira de ter mais segurança ao comprar carro usado é optar pela aquisição por meio de uma concessionária, pois há mais garantias ao comprador.

No entanto, é fundamental se certificar que a concessionária tenha credibilidade e uma boa reputação no mercado.

Cuidado redobrado se comprar de uma pessoa desconhecida

Muitos motoristas querem aprender como comprar um carro usado diretamente com o proprietário por ser, em geral, mais barato que em uma concessionária.

Mas se você não conhece a pessoa que está vendendo, o cuidado tem que ser muito maior, pois você fica mais exposto a golpes.

Desconfie de anúncios muito baratos e jamais pague qualquer valor antecipado antes de conhecer o veículo e fechar negócio com o proprietário.

Recommend