A herança familiar pode ser uma questão complexa e emocional, exigindo a orientação de um advogado especializado. Saiba mais sobre como contratar advogado de herança familiar através das seguintes opções.
Já pensou se existisse um jeito de proteger e fazer a sucessão do patrimônio familiar de forma econômica e livre de conflitos? Pois existe e o advogado de planejamento sucessório é o especialista ideal para ajudar.
Esse profissional se encarrega de organizar o planejamento de sucessão lado a lado com o titular (dono dos bens), principal interessado. O objetivo central é estruturar a divisão do patrimônio aos herdeiros após o falecimento deste (titular) e garantir que tudo fique organizado, sem perdas financeiras gigantescas ou litígios judiciais por desentendimentos referentes à herança.
Se você quer entender melhor o papel de um advogado especialista em sucessão familiar, quais as vantagens de contar com esse profissional e como funciona o planejamento sucessório, confira o artigo que preparamos abaixo.
Como funciona o planejamento sucessório?
Antes de adentrarmos o assunto da importância de ter uma assessoria advocatícia, precisamos compreender como funciona o planejamento sucessório.
O planejamento sucessório nada mais é do que um processo realizado ainda em vida pelo titular para garantir uma segura e correta transmissão dos bens e patrimônios familiares aos herdeiros e entes queridos após seu falecimento.
Esse procedimento pode ser feito por meio de diversas formas como:
- Testamento;
- Doação em vida;
- Seguro de Vida;
- Holding Familiar;
- Planos de Previdência Privada;
- Conta Conjunta;
- Fundos Imobiliários;
- Fundo Exclusivo;
- Investimentos no exterior;
A escolha pela holding familiar vem crescendo cada vez mais entre os titulares dos bens. Trata-se, basicamente, da constituição de uma empresa – esta composta pela unidade familiar – para controlar o patrimônio de uma ou mais pessoas físicas. Isso permite conseguir benefícios fiscais, evitar o longo processo de inventário e deixar a família plenamente amparada.
Independente do procedimento escolhido, o diferencial do planejamento sucessório é o fato de deixar tudo organizado. Isso evita brigas entre herdeiros e sucessores, dilapidação do patrimônio e reduz os custos que a família terá com o inventário.
Como um advogado de planejamento sucessório pode ajudar sua família?
Um advogado especializado em planejamento sucessório presta um papel decisivo na sucessão familiar, desde as etapas de concepção e planejamento até a execução. Ele atua enquanto um estrategista jurídico, na medida em que possui conhecimentos específicos sobre legislação empresarial, tributária e sucessória familiar, alinhando as ferramentas existentes às necessidades da família.
Nesse sentido, esse profissional vai realizar uma série de análises, como levantamento do patrimônio existente, organograma familiar, regime de casamento, identificação de processos judiciais e dívidas no nome da pessoa, além de conhecer as vontades desta em relação ao seu patrimônio. Com base nesses estágios, vai escolher então o melhor procedimento para fazer a sucessão familiar.
O foco de seu trabalho é possibilitar que os interesses do titular sejam atendidos após sua partida, mantendo a família amparada, sem dores de cabeça sobre a partilha de bens ou processos longos e burocráticos. Isso é muito importante, já que nesses momentos a família sofre com o luto e nem sempre está nas condições para decidir os rumos do patrimônio.
Benefícios de contar com um especialista em sucessão familiar
Ter um advogado de planejamento sucessório do seu lado é essencial para garantir que a sucessão familiar ocorra da melhor forma possível. A seguir, trouxemos os principais benefícios dessa assessoria:
Transmissão segura de bens e família amparada
Por conhecer os procedimentos de sucessão a fundo, o advogado consegue apontar os melhores caminhos para uma divisão de bens estruturada, que beneficie e dê conforto à família amparada após o falecimento do titular.
Redução de custos com inventário
O planejamento sucessório realiza um detalhamento do patrimônio a ser transmitido, logo possibilita diminuir custos com o processo de inventário, que não precisará de tanto fôlego para encontrar as informações.
Prevenção de conflitos entre herdeiros e entes queridos
Esse procedimento envolve não apenas o titular, mas também a família, que poderá entender como serão distribuídos e gerenciados os bens após a partida daquele. Desse modo, torna-se possível evitar brigas e até conflitos na justiça.
Benefícios fiscais
Optar pela abertura de uma holding para fazer a gestão do patrimônio familiar pode gerar significativa economia no pagamento de ITCMD e uma redução da carga tributária, já que a legislação prevê benefícios fiscais para pessoas jurídicas.
Proteção do patrimônio
Ao contar com um advogado nesse processo, você consegue proteger o patrimônio de forma plena. Isso porque se torna possível deixar os bens nas mãos das pessoas certas, e no caso de uma empresa familiar, por exemplo, nomear um administrador qualificado para garantir a continuidade do negócio.
Além disso, o profissional pode orientar na escolha de procedimentos que asseguram que o patrimônio não seja transmitido a terceiros via casamentos ou separação. Desse modo, somente herdeiros previamente escolhidos poderão usufruir dos bens e do patrimônio deixado.